Como cobrar um cliente?

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Como cobrar um cliente? 6 motivos para automatizar suas cobranças

Os processos de cobrança de uma empresa são parte da rotina financeira, e, mesmo que comuns, precisam de uma atenção redobrada. Questões de como cobrar um cliente e como tornar esse processo mais fácil são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Primeiro, porque lidam com um aspecto da relação consumidor e empresa ligado ao dinheiro. Segundo que, dependendo do tipo de atendimento, o processo pode prejudicar a imagem da companhia. Nesse contexto, investir no aperfeiçoamento da área de cobrança é fundamental. Já imaginou o que um boleto errado por causa da distração de um funcionário pode causar?

Por isso, neste texto, vamos falar sobre a automatização da cobrança e porque ela é tão necessária. Confira!

A importância de saber como cobrar um cliente

Quando o negócio não faz muitas vendas, controlar os processos de cobrança pode ser bem mais fácil. Inclusive, é possível realizar isso de forma manual, utilizando a régua, as cartas de cobrança e a experiência no atendimento ao cliente. Contudo, conforme as vendas aumentam, esse tipo de controle pode ser falho para atender a demanda com eficiência.

O investimento em automatização, nesse caso, utilizar softwares e aplicativos é fundamental para ajudar a tornar o processo mais prático, porém, ainda não é o bastante. Há outro cuidado que é tão importante quanto para que a cobrança seja realmente bem-sucedida: o atendimento.

A tarefa de entrar em contato, muitas vezes, com o cliente já com o débito atrasado, necessita de um preparo por parte do funcionário. Ele deve ser capaz de conversar com o consumidor de maneira impessoal e evitar agressividade no tom — pois isso pode afastar mais ainda a possibilidade de pagamento.

Além disso, é preciso estar atento para escolher o melhor momento de falar, visto que, na hora inadequada, são grandes as chances de o consumidor estar de mau humor. Sendo assim, os processos automatizados ajudam a tornar a parte prática mais eficiente, porém, é preciso ser um bom atendente, para não só manter a relação com o cliente, como também para que o pagamento seja efetuado.

6 motivos para automatizar a cobrança

Agora que vimos como o atendimento é importante, vamos entender porque a automatização da cobrança pode trazer grandes resultados. Confira!

1. Melhora o controle

As ações relacionadas à cobrança não estão só ligadas ao ato de entrar em contato com o cliente e avisar sobre um débito. Elas também têm relação com todo o sistema financeiro da empresa, sendo assim, esses processos podem fornecer importantes informações para o controle.

O grande problema é que obter esses dados manualmente não é um processo fácil, além de haver a possibilidade de erros no registro. Utilizando um software de cobrança, há a vantagem de poder juntar os dados em um só lugar, realizar um acompanhamento em tempo real sobre o status do boleto, além de gerar relatórios — tudo o que ajuda a tornar o controle mais eficiente.

2. Facilita o pagamento dos clientes

Imagine a cena: você está pronto para comprar um produto, já o colocou no carrinho, só falta o pagamento. Porém, ao entrar nessa etapa, percebe que só há uma maneira de pagar, e é justamente aquela que você não pode. Óbvio que a sua primeira reação é cancelar a compra e ir atrás de outra loja.

Não é difícil imaginar que uma situação assim pode ser real, não é? Pois é, ter um sistema de cobrança automatizado é a chance de oferecer outras formas de pagamento. Inclusive, de facilitar a emissão de boletos, mesmo que estejam atrasados. Assim como disponibilizar a comodidade de enviar o documento direto para o e-mail, evitando atrasos.

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3. Diminui a inadimplência

Outra vantagem é que, geralmente, esses aplicativos de automatização não são só capazes de mandar boletos; eles também disparam alertas avisando sobre o vencimento. Um exemplo, o app da Hyppe, nele, há um sistema que lembra automaticamente os consumidores sobre seus débitos. Pode parecer uma função simples, mas faz toda a diferença na contabilização de débitos quitados.

Isso ajuda com que o cliente não se esqueça de pagar. Além disso, caso passe o dia do vencimento, com apenas alguns cliques, é possível emitir outro boleto com juros e uma nova data, facilmente.

4. Ajuda na economia da empresa

A automatização traz diferentes benefícios para o desempenho da sua cobrança. Um deles é a capacidade de uma pessoa conseguir fazer um trabalho que seria de mais funcionários. Isso porque o sistema é capaz de gerenciar um grande número de clientes, evitando que seja necessária a contratação de mais pessoas, ou mesmo, remanejar a equipe de atendimento.

O resultado é mais eficiência e menos custos com as tarifas (já que a taxa de inadimplência é menor) e mais oportunidades para que os colaboradores possam ser utilizados em funções mais estratégicas.

5. Garante menos erros

Um dos principais diferenciais de automatizar qualquer processo é a possibilidade de programação. Por meio de um sistema, todas as tarefas são programadas para acontecer exatamente iguais — não há espaço para erros.

Isso, claramente, confere uma segurança para lidar com informações importantes do processo de cobrança, como dados bancários, nomes, CPF etc. Também não há a probabilidade de erros nos cálculos dos valores, vencimento e juros, possibilitando que a empresa tenha mais tranquilidade na análise de seu faturamento.

6. Profissionaliza o negócio

O investimento na automatização de alguns processos financeiros traz algo além da eficiência e da análise da cobrança. Ele também é responsável por tornar melhor a imagem da empresa perante os seus consumidores e o mercado.

Colocar uma régua de cobrança automatizada ajuda a entregar melhores resultados, mostrando que a gerência leva a sério o seu negócio — o que torna a empresa equivalente a grandes empreendimentos.

Ao longo deste texto, mostramos alguns dos principais motivos de automatizar os processos de cobrança utilizando um software ou um aplicativo, como é caso do app do Hyppe.

São vantagens que fazem toda a diferença na hora de entender como cobrar um cliente. Afinal, sabemos que esse é um momento delicado da gestão de finanças, não só pela possibilidade de inadimplência, mas também porque o consumidor pode estar bastante constrangido.

Por isso, não é incomum que ele esteja na defensiva ao responder uma solicitação. O atendente precisa saber qual tom usar e como tornar esse momento o mais agradável possível.

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